CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
O número de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos registrou queda nas comparações com o mês de maio (-14,4%) e com junho de 2021 (-15,8%). O Gráfico 1 sinaliza oscilações observadas desde 2020, mas com tendência de queda a partir do mês de dezembro de 2021.
O que chama atenção, num cenário de redução no volume de concessões, foi o desempenho positivo de filipinos e chineses, muito possivelmente, inseridos em atividades marítimas (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores qualificados, aqueles inseridos no grupo ocupacional de ciências e artes registraram variação positiva na comparação com maio (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês, segundo principais países - Brasil, maio e junho de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, junho de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês, segundo grupos ocupacionais, Brasil, maio e junho de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, junho de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
Apesar de oscilar negativamente em abril, a geração de postos de trabalho para imigrantes manteve a tendência de alta iniciada em janeiro do corrente ano, sendo bem superior ao desempenho observado em maio de 2021 (Gráfico 4).
A ocupação de alimentador de linha de produção foi a que mais movimentou os trabalhadores imigrantes no mercado formal no mês de maio (Gráfico 5).
A Região Sul permaneceu como a mais dinâmica na geração de vagas para imigrantes, seguida pela Região Sudeste (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, por mês, segundo principais ocupações - Brasil, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, maio de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados, segundo Grandes Regiões, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, maio de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A movimentação de pessoas pelas fronteiras brasileiras se manteve estável no mês de junho, comportamento verificado desde janeiro do corrente ano, tendência esta sujeita a ligeiras flutuações no período. A comparação com o mesmo mês de 2019 ratifica que a mobilidade humana, no âmbito internacional, ainda não se recuperou do impacto causado pela pandemia do Sars-COV-2 (Gráfico 6).
O saldo negativo no balanço dos movimentos em junho, não obstante em patamares inferiores aos do mês de maio, seguiu sendo determinado pela maior volume nas saídas de brasileiros (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo tipologias - Brasil, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), junho de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
O volume de registros de residência em 2022 vem apresentando tendência de queda, comportamento inaugurado em janeiro do corrente ano (Gráfico 8). Esse desempenho tem sido determinado, fundamentalmente, pelo comportamento da imigração venezuelana, que embora permaneça como o principal contingente entre os imigrantes, vem diminuindo de tamanho ao decorrer dos meses (Mapa 2 e Gráfico 9).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Número de registros de migrantes, por mês de registro e sexo, segundo principais países - Brasil, maio e junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), junho de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento - Brasil, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), junho de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
Os registros de solicitação de reconhecimento da condição de refugiado experimentaram um forte aumento em junho quando comparado ao mês anterior (69,3%) e ao mesmo período em 2021 (488,0%), como pode ser observado no Gráfico 10. Esse resultado foi possível em função do comportamento dos solicitantes venezuelanos, que variaram positivamente em relação a maio em 123,1% (Mapa 3). O cotejamento com as bases do STI e SisMigra sugere que, muito provavelmente, foram solicitações de pessoas que já se encontravam no país.
Como já vem ocorrendo com alguma frequência, o volume solicitações de reconhecimento da condição de refugiado para crianças e adolescentes superou os dos demais grupos de idade (Gráfico 11). Essa característica está se tornando estrutural, o que demandará especial atenção dos formuladores de políticas migratórias e públicas, em geral.
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado,, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês, segundo grupos de idade - Brasil, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, junho de 2022.
MAPA 3
Número de solicitações de refúgio, segundo principais países de nacionalidade, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de refúgio, junho de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 6, junho de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |