Página inicial > O Observatório
Início do conteúdo da página

O Observatório

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 22h20 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 22h17

VOLTAR PARA O INÍCIO

O Observatório das Migrações Internacionais, OBMigra, foi instituído a partir de um termo de cooperação em 2013 entre o Ministério do Trabalho (MTb), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e a Universidade de Brasília (UnB). Com a extinção do Ministério do Trabalho (MTb) em janeiro de 2019, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assumiu as competências do antigo Ministério no tocante às questões de imigração laboral, incluindo o CNIg. Com isso o OBMigra passou a cooperar diretamente com o MJSP.

O OBMigra tem como meta ampliar o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, mediante estudos teóricos e empíricos, e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas às migrações internacionais. Para realizar essa tarefa propõe-se analisar os três cenários que afetam o Brasil na atualidade: a imigração internacional; a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.

O Observatório está sob a coordenação científica do Professor Leonardo Cavalcanti, do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA-UnB), e conta com equipe de pesquisadores em diferentes níveis: pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.

FALE CONOSCO | Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  | Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

 

ObjetivosEQUIPENOTICIAS1EVENTOS1GALERIAVÍDEOS1

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página