CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
Pelo quarto mês consecutivo as autorizações de residência para fins laborais e de investimentos registram evolução positiva. O número de autorizações mais que dobrou em relação a um ano atrás (104,6%) e foi 13,0% superior ao mês de setembro (Gráfico 1).
O resultado observado em outubro foi determinado, fundamentalmente, pelo desempenho de italianos, filipinos, britânicos e alemães (Gráfico 2).
Apesar do menor volume de autorizações de residência para fins laborais concedidas em outubro para trabalhadores qualificados, os chineses obtiveram variação positiva na comparação com o mês de setembro (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês, segundo principais países - Brasil, setembro e outubro de 2022.
Fonte:Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, setembro e outubro de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, segundo principais países - Brasil, outubro de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, outubro de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
No mês de setembro houve uma menor movimentação de trabalhadores imigrantes no mercado formal (-4,3%) e redução nos postos de trabalhos criados na ordem de -12,4% na comparação com o mês anterior. No entanto, em relação à setembro de 2021, a variação foi positiva, seja em relação à movimentação, seja em relação ao número de vagas geradas (Gráfico 4).
Mesmo num cenário de diminuição na movimentação e redução de postos de trabalhos, venezuelanos e venezuelanas registraram resultados positivos no mês (Gráfico 5).
A Região Sul seguiu sendo a de maior geração de vagas no mercado de trabalho formal para os imigrantes. Sudeste, Centro-Oeste e Norte não diferiram muito e o Nordeste é a Região menos atrativa para os imigrantes do ponto de vista laboral (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, segundo principais países - Brasil, setembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, setembro de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados para imigrantes, segundo Grandes Regiões, setembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, setembro de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A movimentação de pessoas pelos postos de fronteira no país registrou ligeira alta no mês de outubro, sinalizando estabilidade desde junho. Cabe enfatizar que a mobilidade humana no âmbito internacional ainda sofre com os reflexos da pandemia da COVID-19 (Gráfico 6).
Não obstante os argentinos terem sido a principal nacionalidade a se movimentar pelas fronteiras brasileiras, venezuelanos, franceses e chilenos foram os que produziram os maiores balanços positivos (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Entradas, saídas e saldo da movimentação nos pontos de fronteira, segundo principais países - Brasil, outubro/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), outubro de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
O número de registros de residência no mês de outubro permaneceu praticamente estável na comparação com setembro (-0,7%) e ligeiramente superior a outubro de 2021 (6,1%), como demonstrado no Gráfico 8.
Em outubro, o município de São Paulo registrou volume de imigrantes semelhante ao de Boa Vista, que foi a principal cidade em regularização da migração no mês (Gráfico 9).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Número de registros de migrantes, segundo principais municípios, Brasil - outubro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), outubro de 2022.
Solicitantes
Slicitantes de reconhecimento da condição de refugiado
Os registros de solicitações de reconhecimento de refugiados experimentaram variação positiva na comparação com o mês de setembro (13,0%) e com outubro de 2021 (43,0%). O Gráfico 10 apresenta a série histórica dos registros.
Os venezuelanos permaneceram como a principal nacionalidade a solicitar o reconhecimento, seguidos por cubanos e angolanos, sendo que esses últimos variaram negativamente na comparação com setembro (Mapa 2).
Apesar do menor peso relativo, Pacaraima permanece como a principal porta de entrada dos solicitantes de refúgio. Por sua vez, Boa Vista volta a ter o protagonismo perdido em algum momento para São Paulo, como pode ser observado no Gráfico 11.
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, e do Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados (SISCONARE), 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais municípios - Brasil, outubro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, outubro de 2022.
MAPA 3
Número de solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países, outubro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, outubro de 2022.
MRE
MRE - Ministério das Relações Exteriores
O posto consular de Angola foi o que mais emitiu vistos de entrada no mês de outubro, seguido dos postos localizados nos Estados Unidos da América (Gráfico 12).
Angolanos foram os que mais solicitaram vistos no mês, seguidos por chineses e indianos, para só em seguida aparecer os estadunidenses (Mapa 3).
Os vistos para fins de visita e trabalho foram os mais emitidos no mês de outubro (Gráfico 13).
GRÁFICO 12
Número de vistos concedidos segundo principais países de localização do posto consular - Brasil, outubro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, outubro de 2022.
GRÁFICO 13
Número de vistos concedidos, segundo tipologias - Brasil, outubro de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, outubro de 2022.
MAPA 3
Número de vistos concedidos segundo principais nacionalidades - Brasil, outubro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, outubro de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 10, outubro de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |