Página inicial > Destaques e Novidades > OIM doa 1,5 tonelada de alimentos para migrantes que aguardam abertura das fronteiras no Acre
Início do conteúdo da página

OIM doa 1,5 tonelada de alimentos para migrantes que aguardam abertura das fronteiras no Acre

Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 15h00 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 10h58

Com o objetivo de apoiar as ações realizadas pela Prefeitura de Assis Brasil, no Acre, e de entidades da sociedade civil, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) doou este mês 1,5 tonelada de alimentos para mais de 250 imigrantes que aguardam a reabertura das fronteiras com Peru e Bolívia no município acreano.

Estas pessoas vindas da Venezuela, Haiti, Colômbia, Togo e Benin estavam próximas de cruzar a tríplice fronteira quando foram paradas pela restrição de mobilidade devido à pandemia do novo coronavírus e não puderam seguir viagem como planejado.

Enquanto aguardam, elas foram acolhidas pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pela Prefeitura de Assis Brasil com abrigamento e comida. A doação da OIM, feita em articulação com o Instituto Migrações e Direito Humanos (IMDH), e com a Igreja de acolhida, deve garantir a segurança alimentar do grupo pelas próximas semanas.

“Esperamos com essa ação apoiar as entidades que estão trabalhando para garantir a acolhida desses cidadãos em trânsito nesse período de espera que não sabemos quanto ainda vai durar. Essa é uma crise de saúde, mas que também tem fortes impactos na mobilidade das pessoas”, informa o coordenador de projeto da OIM, Guilherme Otero.

O atendimento aos imigrantes incluiu ainda ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para verificar qualquer pendência de regularização migratória, assim como ações de saúde. Eles estão sendo monitorados para sintomas de covid-19 enquanto aguardam a abertura das fronteiras para chegarem a seus destinos.

“Agradecemos a doação da OIM para os migrantes que estão no nosso município durante a pandemia. Apesar dos obstáculos, seguimos nosso trabalho de acolhimento, e a parceria com instituições como a OIM é muito importante nessas ações”, relata o prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Souza.

A OIM continua acompanhando a situação junto às autoridades e à sociedade civil. A recomendação é que os migrantes presentes no Brasil evitem viajar ao Acre ou outros estados fronteiriços para sair do país enquanto as medidas em vigor não os permitirem.

Esta ação foi realizada com o apoio financeiro do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Este texto também pode ser consultado no portal da OIM Brasil: https://brazil.iom.int/news/oim-doa-15-tonelada-de-alimentos-para-migrantes-que-aguardam-abertura-das-fronteiras-no-acre

E nas redes:

https://twitter.com/OIMBrasil/status/1263937179522400258

https://www.facebook.com/OIMBrasil/posts/1147973625568608

Fim do conteúdo da página