Página inicial > Destaques e Novidades > Ministério da Justiça lança Guia Prático de Autorização de Residência para Nômades Digitais
Início do conteúdo da página

Ministério da Justiça lança Guia Prático de Autorização de Residência para Nômades Digitais

Publicado: Domingo, 22 de Mai de 2022, 13h03 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 18h03

Documento amplia o acesso à informação para estrangeiros que desejam morar no Brasil e trabalhar remotamente para empresas do exterior.

Estrangeiros que estão no Brasil e trabalham remotamente para empresas no exterior contam, a partir de agora, com um documento com orientações de como solicitar residência em solo brasileiro. O Guia Prático de Autorização de Residência para Nômades Digitais foi lançado dia 22/5/2022 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“Ao facilitar o trabalho remoto para profissionais estrangeiros, por meio da concessão de vistos e autorizações de residência, o Governo Federal atende uma demanda do mercado de trabalho globalizado. Uma vez regularizados em território nacional, eles poderão investir em moradia, turismo e consumo de produtos e serviços brasileiros”, defende o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O documento, no formato digital, contém orientações de como proceder, por exemplo, no caso de profissionais que entraram no Brasil com o visto de visitante (turista), mas pretendem renovar o prazo de estadia.

Para o secretário Nacional de Justiça, José Vicente Santini, o guia torna o processo rápido e objetivo “Trata-se de um passo a passo do pedido de visto ou de autorização de residência por esses profissionais. Queremos divulgar a mais pessoas, potenciais imigrantes, a possibilidade de residência em nosso país”, avalia.

O Guia Prático - Autorização de Residência para Nômades Digitais no Brasil, elaborado pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg/MJSP) está disponível em português e inglês.

Nômades digitais

Denomina-se “nômade digital” o profissional que trabalha de forma remota enquanto se desloca pelo mundo, modalidade de trabalho que foi intensificada durante a pandemia de Covid-19. Para a legislação brasileira que regulamenta a residência do imigrante no Brasil com fundamento nesse tipo de atividade laboral, a autorização é específica para quem tem vínculo com empregador estrangeiro.

Fim do conteúdo da página