CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
Julho foi marcado pelo aumento no número de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos na comparação com junho (11,2%) e por queda em relação ao ano anterior (-3,1%), como demonstrado no Gráfico 1.
O aumento observado no mês de junho ocorreu em função do desempenho da modalidade Residência Prévia (Gráfico 2).
Em relação aos trabalhadores qualificados, a queda, na ordem de -16,5%, ocorreu tanto no comparativo mensal, quanto no anual (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês , segundo o tipo de autorização - Brasil, julho/2021 e junho e julho de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, julho de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês, segundo tipo de autorização, Brasil, julho/2021 e junho e julho de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, julho de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
A movimentação de trabalhadores no mercado de trabalho formal em junho foi menor em volume quando comparada ao mês anterior, gerando uma quantidade de postos de trabalho também inferior (Gráfico 4).
Todas as principais nacionalidades foram beneficiadas com a criação de vagas no mercado formal, seja para homens, seja para mulheres (Gráfico 5).
A Região Sul permanece como aquela que mais gera postos para trabalhadores imigrantes, característica que tem se tornando estrutural nesse segmento da força de trabalho (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, por sexo, segundo principais países - Brasil, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, junho de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados, segundo Grandes Regiões, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, junho de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A movimentação de pessoas pelos postos de fronteira segue tendência de recuperação, não obstante permaneçam os reflexos da pandemia da COVID-19 (Gráfico 6).
Argentinos e estadunidenses foram as nacionalidades que mais cruzaram nossa fronteiras no mês de julho (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo principais nacionalidades - Brasil, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), julho de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
Os registros de residência, não obstante ligeira recuperação em comparação ao mês de junho (5,6%), mantêm a tendência de queda, inaugurada no mês de março de 2022 (Gráfico 8).
O aumento observado em julho foi decorrente, sobretudo, do desempenho nos registros concedidos aos residentes do Mercosul e Países Associados (amparo 209), uma vez que entre os venezuelanos (amparo 273) foi verificada queda no número de registros, apesar de seguirem como a principal nacionalidade (Mapa 2 e Gráfico 9).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Número total de registros, por mês de registro, segundo amparo e descrição do amparo, Brasil, Julho/2021 e Junho e Julho de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), julho de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), julho de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
O volume nas solicitações de reconhecimento da condição de refugiado em julho experimentou importante redução na comparação com o mês anterior (-42,6%), como pode ser observado no Gráfico 10. Esse comportamento foi determinado pelo desempenho dos venezuelanos, que registraram redução de -62,8%.
Por outro lado, entre as principais nacionalidades, angolanos (10,6%) e cubanos (31,5%) mantiveram a tendência de aumento na solicitações de reconhecimento da condição de refugiado (Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado,, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês, segundo principais países - Brasil, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, julho de 2022.
MRE
MRE - Ministério das Relações Exteriores
Neste mês são apresentados, de forma inédita, os dados sobre os vistos consulares concedidos pelas representações diplomáticas brasileiras. Como no CAGED, os dados terão uma defasagem de dois meses, de forma a manter a melhor tempestividade possível na disseminação mensal dos registros. Deste modo, estão sendo divulgados dados de junho de 2022 e seu comparativo com os meses de maio de 2022 e junho de 2021. A série histórica a ser disponibilizada pelo OBMigra tem início em janeiro de 2021.
O volume de vistos concedidos em junho registrou variação positiva de 11,3% em relação ao mês de maio e de 123,6% na comparação ao ano anterior (Gráfico 12).
Esses vistos forma expedidos majoritariamente nos postos localizados em Angola (19,3%), Estados Unidos (7,1%), China (6,41%) e Índia (5,7%), como pode ser observado no Mapa 3.
O perfil das pessoas que obtiveram vistos é, em sua maioria, de homens, entre 25 e 40 anos, oriundos principalmente de Angola, China, Índia e Estados Unidos.
Os vistos são majoritariamente concedidos para visita (53,9%), como verificado no Gráfico 13.
GRÁFICO 12
Número de vistos concedidos, por mês - Brasil, junho/2021 e maio e junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, junho de 2022.
GRÁFICO 13
Número de vistos concedidos, por mês, segundo tipologias - Brasil, junho de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, junho de 2022.
MAPA 3
Número de vistos concedidos segundo principais países de localização do posto consular - Brasil, junho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, junho de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 7, julho de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |