CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
O número de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos oscilou positivamente no mês de agosto, mantendo a tendência de estabilidade observada desde outubro de 2020 (Gráfico 1).
A recuperação no mês ocorreu em função do desempenho das autorizações na modalidade Residência, como demonstrado no Gráfico 2.
O volume de autorizações de residência para fins laborais concedidas a trabalhadores imigrantes registrou variação positiva nas comparações com agosto de 2020 (36,8%) e o mês de julho passado (38,0%). O destaque entre as principais nacionalidades ficou para os trabalhadores chineses, com quase o triplo de autorizações concedidas a espanhóis, que foi a segunda nacionalidade entre os qualificados (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2021.
GRÁFICO 2
Número de autorizações para fins laborais e de investimentos concedidas, por mês , segundo o tipo de autorização - Brasil, julho e agosto de 2021.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, julho e agosto de 2021.
GRÁFICO 3
Número de autorizações para fins laborais concedidas para trabalhadores qualificados, segundo principais países - Brasil, agosto de 2021
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, agosto de 2021.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
O comportamento na geração de postos de trabalho para imigrantes tem sido de tendência negativa. Após bom resultado ao longo de 2020, desde outubro daquele ano os saldos têm sido negativos, com ligeiras oscilações positivas (Gráfico 4). No entanto, é importante frisar que a movimentação no mercado de trabalho formal vem experimentando gradativo aumento nos volumes de admissões e demissões.
A faixa etária dos trabalhadores imigrantes menores de 20 anos foi o único segmento a experimentar saldo positivo na criação de postos de trabalho no mês julho (Gráfico 5). Esse grupo etário, apesar de pouco numeroso, vem ganhando importância no mercado formal.
Repetindo o comportamento observado em junho deste ano, as Regiões Norte, sobretudo em Roraima e no Amazonas, e Nordeste registraram criação de vagas para os trabalhadores imigrantes no mercado formal (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes, por mês - Brasil, 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2021.
GRÁFICO 5
Saldo da movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, segundo grupos de idade - Brasil, julho de 2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, julho de 2021.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados para imigrantes, segundo Unidades da Federação, julho de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, julho de 2021.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
O volume de registros de residência observado em agosto sugere que uma nova tendência de crescimento está sendo estabelecida. Pelo segundo mês consecutivo, os registros de imigrantes voltaram aos patamares pré-pandemia. A liberação das fronteiras terrestres, no Norte do país, parece ter liberado fluxos migratórios, sobretudo de venezuelanos, represados em função das restrições impostas pela crise sanitária (Gráfico 6).
Do mesmo modo que verificado em julho passado, Boa Vista, Manaus e Pacaraima estiveram entre os quatro principais municípios que mais registraram imigrantes no mês de agosto (Gráfico 7).
Os venezuelanos permaneceram como a principal nacionalidade a obter registro de residência, bem à frente dos haitianos, que ocuparam a segunda posição (Mapa 2).
GRÁFICO 6
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2021.
GRÁFICO 7
Número de registros de migrantes, segundo principais municípios - Brasil, agosto de 2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), agosto de 2021.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, agosto de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), agosto de 2021.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
Os registros de movimentação de pessoas pelas fronteiras brasileiras mantiveram a tendência à estabilidade no mês de agosto, o que significa a permanência dos efeitos da crise da COVID-19 na mobilidade internacional de pessoas (Gráfico 8).
Entre as cinco principais nacionalidades que cruzaram as fronteiras brasileiras encontravam-se estadunidenses, filipinos, venezuelanos, portugueses e paraguaios, cabendo ressaltar que os venezuelanos foram os que obtiveram o maior balanço positivo entre entradas e saídas (Gráfico 9).
GRÁFICO 8
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2021.
GRÁFICO 9
Entradas e saídas do território brasileiro nos pontos de fronteira, segundo principais nacionalidades - Brasil, agosto de 2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), agosto de 2021.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
Os dados sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado do mês de agosto sugerem a consolidação da retomada da tendência de crescimento no volume dos pedidos, apesar de ainda não ter alcançado os patamares pré-pandemia (Gráfico 10).
O Gráfico 11 ratifica que a abertura das fronteiras terrestres na Região Norte contribuiu decisivamente para o aumento no número de pedidos. Pacaraima e Bonfim receberam quase que 80% das solicitações de reconhecimento da condição de refugiado.
Do ponto de vista das nacionalidades dos solicitantes, os venezuelanos foram os que mais ingressaram com pedidos (Mapa 3).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados do Sistema de Trafégo Internacional - Módulo Alerta e Restrições, 2021.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais municípios - Brasil, agosto de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de Refúgio (STI-MAR), agosto de 2021.
MAPA 3
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países de nacionalidade, agosto de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de refúgio, agosto de 2021.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 2, Número 8, agosto de 2021/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |