CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
No mês e setembro foi registrada uma importante queda no número de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos (-26,2%), sendo a redução na comparação anual de -9,4%, como pode ser observado no Gráfico 1.
O desempenho negativo no comparativo mensal foi verificado em ambas as modalidades – Residência e Residência Prévia (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores imigrantes qualificados a queda em relação a agosto foi ainda maior (-35,4%) e na comparação anual ligeiramente menor (-7,7%), volumes representados no Gráfico 3.
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2021.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês e sexo, segundo o tipo de autorização - Brasil, agosto e setembro de 2021.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, agosto e setembro de 2021.
GRÁFICO 3
Número de autorizações para fins laborais a trabalhadores qualificados - Brasil, set/20, ago e set/21
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, agosto e setembro de 2021.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
No mês de agosto a tendência de queda na geração de postos de trabalho para imigrantes permaneceu. Foram menos 2.915 postos de trabalho perdidos (Gráfico 4).
Por outro lado, os volumes de admissões e demissões foi superior ao observado em agosto deste ano e setembro de 2020 (Gráfico 5).
As principais Unidades da Federação com presença de força de trabalho imigrante registraram redução de postos no mês de julho. Roraima se destaca com a criação de 55 vagas (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes, por mês - Brasil, 2019/2020
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2021.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal - Brasil, ago/20 e jul e ago/21
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, agosto de 2021.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados para imigrantes, segundo Unidades da Federação, agosto de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, agosto de 2021.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
A tendência de crescimento no volume de registros de residência se manteve no mês de setembro com certa estabilidade em relação a agosto (0,4%), permanecendo nos patamares pré-pandemia, e registrando forte aumento na comparação anual (136,0%), como pode ser verificado no Gráfico 6.
A liberação das fronteiras terrestres no Norte do país seguiu sendo determinante no resultado alcançado, com destaque os municípios de Boa Vista/RR, Manaus/AM, Pacaraima/RR e São Gabriel da Cachoeira/AM (Gráfico 7).
Associado à dimensão geográfica dos registros, os venezuelanos foram a principal nacionalidade, respondendo por 67,8% do total de registros de residência, com 13,2 vezes mais regularizações quando comparados aos haitianos, que ocuparam a segunda posição (Mapa 2).
GRÁFICO 6
Número de registros de imigrantes - Brasil, 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2021.
GRÁFICO 7
Número de registros de migrantes, segundo principais municípios, setembro de 2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), setembro de 2021.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, setembro de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), setembro de 2021.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A movimentação pelos postos de fronteiras seguiu no ritmo de estabilidade com ligeira tendência de aumento, mas ainda bem abaixo do período pré-pandêmico, sinalizando que os efeitos da crise da COVID-19 seguem afetando a mobilidade internacional de pessoas (Gráfico 8).
O balanço negativo nas movimentações foi determinado pelo volume de saídas de brasileiros, dado que para as demais classificações o saldo de movimentos foi positivo (Gráfico 9). Essas saídas devem estar associadas ao turismo, tendo em vista o início de flexibilização na liberação de entrada em alguns países. Contudo, é necessário que esse comportamento seja monitorado de modo a se verificar se são movimentos de emigração.
GRÁFICO 8
Balanço da movimentação de entradas e saídas pelos postos de fronteiras brasileiras - Brasil, 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2021.
GRÁFICO 9
Balanço das movimentações de entradas e saídas do território brasileiro nos pontos de fronteira, segundo tipologias de classificação - Brasil, setembro de 2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), setembro de 2021.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
O volume de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no mês de setembro mais que dobrou em relação ao mesmo mês do ano anterior (134,8%) e foi 19,4% superior ao do mês de agosto, mantendo a tendência de alta iniciada em julho (Gráfico 10).
Pacaraima/RR e Guarulhos se destacaram como as principais portas de entradas dos solicitantes de refúgio, cabendo destacar a participação da cidade de Assis Brasil/AC e Bonfim/RR (Gráfico 11).
No Mapa 3 é possível observar que os venezuelanos permanecem como a principal nacionalidade dos solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, seguidos bem a distância por angolanos, que tomaram a segunda posição dos haitianos.
GRÁFICO 10
Número de solicitações de refúgio, por mês de registro - Brasil, 2019-2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados do Sistema de Trafégo Internacional - Módulo Alerta e Restrições, 2021.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de refúgio segundo principais municípios - Brasil, setembro de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de Refúgio (STI-MAR), setembro de 2021.
MAPA 3
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países de nacionalidade, setembro de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de Refúgio (STI-MAR), setembro de 2021.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 2, Número 9, setembro de 2021/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |