CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
O volume de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos apresentou variação negativa em comparação ao mês de dezembro (-12,9%) e positiva no comparativo anual (21,4%). Desde outubro de 2020, a série histórica vem apresentando tendência à estabilidade com oscilações negativas e positivas ao longo desse período (Gráfico 1).
Num cenário de queda no número de autorizações, os chineses se destacaram positivamente entre as principais nacionalidades (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores qualificados o quadro não se alterou substancialmente, foi observada redução em relação a dezembro (9,4%) e aumento na comparação com janeiro de 2021 (48,4%). Quanto as nacionalidades, os destaques foram os chineses e espanhóis (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês e sexo, segundo principais países - Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, janeiro de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês e sexo, segundo principais países - Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, janeiro de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
Após dois meses de criação de postos de trabalho para os imigrantes no mercado formal, o mês de dezembro voltou a registrar perda de vagas nesse segmento de trabalhadores. No entanto, o balanço anual foi ligeiramente positivo em 2021. (Gráfico 4).
A Região Sul seguiu como a que mais concentrou força de trabalho imigrante, seguida do Sudeste e Centro-Oeste, que superou o Norte (Mapa 1).
Mesmo num quadro adverso, entre as principais cidades, Florianópolis, Curitiba e Cascavel e Joinville conseguiram gerar postos de trabalho para os imigrantes (Gráfico 5).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes, por mês - Brasil, 2019/2021
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2021.
GRÁFICO 5
Postos de trabalho criados para de trabalhadores imigrantes no mercado de trabalho formal, segundo principais cidades - Brasil, dezembro de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2021.
MAPA 1
Movimentação de trabalhadores imigrantes no mercado formal, segundo Grandes Regiões – Brasil, dezembro de 2021.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, dezembro de 2021.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A movimentação de pessoas pelos postos de fronteira segue tendência de crescimento iniciada em abril de 2021, embora ainda não tenha recuperado os níveis observados no período pré-pandêmico (Gráfico 6).
Como já vinha acontecendo em meses anteriores, o volume de saídas de brasileiros superou o de entradas. Outro aspecto importante está relacionado ao balanço positivo na movimentação de imigrantes residentes e temporários (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Entradas e saídas do território brasileiro nos pontos de fronteira, por mês, segundo tipologias de classificação - Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), janeiro/2021 e dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
Os registros de residência experimentaram ligeira queda em relação ao mês de dezembro (-9,2%), mas extremamente positiva no comparativo anual (174,3%), permanecendo em patamares superiores aos observados antes da crise sanitária (Gráfico 8).
O amparo mais acionado foi aquele que regula a entrada de venezuelanos no país (273), seguido daquele que ampara a regularização do Acordo de Residência do Mercosul (209), como pode ser verificado no Gráfico 9.
Não de outra forma, os venezuelanos foram a principal nacionalidade a obter registros de residência, seguidos de haitianos e com participação importante de colombianos, bolivianos e argentinos (Mapa 2).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022.
GRÁFICO 9
Número total de registros, por mês de registro, segundo amparo e descrição do amparo - Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), janeiro de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), janeiro de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
O número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiados no mês de janeiro apresentou forte variação positiva no comparativo anual (547,8%), do mesmo modo em relação ao mês anterior (17,5%). A série histórica mostra que a recuperação iniciada em julho de 2021 mantém tendência de crescimento (Gráfico 10).
Os venezuelanos seguem como a principal nacionalidade a pedir refúgio no Brasil (Mapa 3).
Um aspecto que vem se destacando, mês após mês, entre os solicitantes de refúgio é a participação crescente de crianças e adolescentes, tal comportamento requer atenção dos gestores das políticas migratórias no sentido de direcionar meios para assegurar atendimento a esse segmento populacional (Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados do Sistema de Trafégo Internacional - Módulo Alerta e Restrições, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo grupos de idade, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de Refúgio (STI-MAR), janeiro de 2022.
MAPA 3
Número de solicitações de refúgio, segundo principais países de nacionalidade, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de refúgio, janeiro de 2022
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 1, janeiro de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |