CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
O número de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos em março registrou queda nos comparativos anual (-16,0%) e mensal (-13,5%). No Gráfico 1 é possível observar que desde outubro de 2020 as concessões têm oscilado numa tendência de estabilidade, com média ao redor de 1.900 autorizações.
Mesmo num quadro de redução no volume de autorizações, os filipinos, inseridos em grande medida no ramo de atividades marítimas, registraram variação positiva na comparação com fevereiro (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores qualificados, os chineses se destacaram como principal nacionalidade (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês e sexo, segundo principais países - Brasil, fevereiro e março de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, março de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês e sexo, segundo principais países - Brasil, março de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, março de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
Pelo segundo mês consecutivo, foram criados postos de trabalho no mercado formal, sinalizando que o ano de 2022 começa com perspectivas positivas para os trabalhadores imigrantes. A movimentação no mês de fevereiro foi superior às observadas no mês anterior e a fevereiro de 2021 (Gráfico 4).
Venezuelanas e venezuelanos foram os que mais se beneficiaram com as vagas criadas (Gráfico 5).
O maior volume de postos foi gerado na Região Sul do país, com destaque para o estado de Santa Catarina (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, por sexo, segundo principais países - Brasil, fevereiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, fevereiro de 2022.
MAPA 1
Número de vagas criadas para trabalhadores imigrantes no mercado formal, segundo Grandes Regiões – fevereiro 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, fevereiro de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
Nesses três primeiros meses do ano, a movimentação de pessoas pelos postos de fronteira vem oscilando ao redor de 1,3 milhão de entradas e saídas, mas mantendo tendência positiva, não obstante ainda não ter atingido os patamares anteriores aos da pandemia da COVID-19 (Gráfico 6). Como vem sendo observado nos últimos meses, a saída de brasileiros superou o número de entradas, tendo sido registrado balanço negativo de -47.512 movimentos.
As principais nacionalidades a cruzarem as fronteiras brasileiras foram argentina e estadunidense (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo principais nacionalidades - Brasil, março de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), março de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
Depois de registrar dois meses de queda, o volume de registros de imigrantes voltou a aumentar no mês de março, atingindo o pico de solicitações desde o início da série histórica, ou seja, confirmando a tendência de recuperação pós crise sanitária (Gráfico 8).
Esse resultado foi determinado, fundamentalmente, pelos registros de venezuelanos e venezuelanas (Mapa 2), que responderam por 42,8% dos pedidos de residência, através do amparo 273. O volume de pedidos impetrados por ucranianos foi muito pequeno, apenas 8 registros.
Boa Vista/RR, Manaus/AM, Pacaraima/RR e São Paulo/SP foram as cidades com mais registros de residência (Gráfico 9).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2021.
GRÁFICO 9
Número de registros de migrantes, segundo principais municípios, Brasil - março de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), março de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nacionalidades, Brasil - março de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), março de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
Em março, a variação no número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado oscilou negativamente em relação a fevereiro (-7,3%) e foi bastante superior a março de 2021 (270,5%), mas ainda abaixo dos níveis verificados antes da pandemia do SARS-COV-2 (Gráfico 10).
Venezuelanas e venezuelanos ditaram o comportamento observado nos pedidos de refúgio, seguidos por cubanos e angolanos, sendo essa última nacionalidade bastante presente nos últimos meses. O número de pedidos de ucranianos foi muito baixo, somente duas solicitações (Mapa 3).
Aspecto que está se tornando recorrente é a forte presença de crianças e adolescentes entre os solicitantes de refúgio. No mês de março, os menores de 15 anos foram superados apenas pela faixa etária 25 a 40 anos, o que demanda atenção dos formuladores de políticas públicas e migratórias (Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados do Sistema de Trafégo Internacional - Módulo Alerta e Restrições, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês, segundo grupos de idade - Brasil, março de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, março de 2022.
MAPA 3
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países de nacionalidade, março de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, março de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 3, março de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |