CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
O volume de autorizações de residência para fins laborais e de investimentos permanece com a tendência a estabilidade. Após dois meses de ligeira diminuição, maio apresentou aumento na comparação com abril (17,5%) e estabilidade em relação a maio de 2021 (-0,2%), como pode ser observado no Gráfico 1.
O número de trabalhadores com nível superior completo teve variação positiva importante na comparação com abril (18,8%), destacando-se também trabalhadores com pós-graduação (187,5%) e com ensino fundamental completo (180,0%), como demonstrado no Gráfico 2.
Entre os trabalhadores qualificados, o grande destaque ficou por conta dos japoneses, com variação positiva da ordem de 205,6% (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês, segundo escolaridade - Brasil, abril e maio de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, maio de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês e sexo, segundo principais países - Brasil, abril e maio de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, maio de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
Em abril, o volume de imigrantes que se movimentou no mercado de trabalho formal foi ligeiramente inferior ao observado no mês anterior. Da mesma forma, o número de postos criados ficou abaixo do verificado em março, porém em números bem superiores aos de abril de 2021 (Gráfico 4).
A Região Sul seguiu como aquela que mais vagas criou para trabalhadores imigrantes, seguida da Região Sudeste (Mapa 1).
Outra característica que merece ser destacada diz respeito às principais cidades na geração de postos de trabalho, onde se sobressaíram Curitiba/PR e São Paulo/SP (Gráfico 5).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Postos de trabalhado criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, segundo principais cidades, Brasil - abril de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, abril de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalhos gerados para imigrantes no mercado formal, segundo Grandes Regiões – Brasil, abril de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, abril de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
O volume de movimentos de pessoas pelos postos de fronteira, no mês de maio, oscilou ligeiramente para baixo, mas mantendo certa estabilidade observada desde o mês de dezembro de 2021. Contudo, cabe ressaltar que, apesar da tendência de aumento nos registros de movimentação, os quantitativos ainda são bem inferiores quando comparados ao período que antecedeu a pandemia do SARS-COV-2 (Gráfico 6).
Outra característica que permaneceu foi o balanço negativo na movimentação pelas fronteiras, com o número de saídas superando o de entradas, sobretudo entre brasileiros e turistas (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Saldo da movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo tipologias - Brasil, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), maio de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
A quantidade de registros de residência efetuados no mês de maio foi um pouco superior ao observado em abril (2,5%) e bem elevado na comparação de 12 meses (95,2%), o que sustenta a tendência de crescimento na regularização dos imigrantes (Gráfico 8).
O menor volume de imigrantes venezuelanos determinou uma ligeira redução no número de crianças e de registros realizados no estado de Roraima. O grande destaque ficou por conta da imigração boliviana que quase duplicou no comparativo com abril. Por sua vez, entre os ucranianos os registros ficaram estáveis, ao redor de 114 (Gráfico 9 e Mapa 2).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Número de registros de migrantes, por mês de registro, segundo principais países - Brasil, Abril e Maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), maio de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento - Brasil, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), maio de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
No mês de maio as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado registraram aumento de aproximadamente 15% em relação ao mês anterior e de cerca de 260% na comparação anual. Entretanto, esses números seguem bem abaixo daqueles observados no período pré-pandêmico (Gráfico 10).
Pelo segundo mês consecutivo os haitianos não figuram entre as principais nacionalidades solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado. O destaque seguiu sendo para os venezuelanos, seguidos por angolanos, que mês a mês têm aumentado a participação, e cubanos (Mapa 3)
Pacaraima foi a principal porta de entrada dos solicitantes no mês de maio, seguida por Guarulhos/SP, Assis Brasil/AC e São Paulo/SP (Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado,, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais municípios - Brasil, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado maio de 2022.
MAPA 3
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países de nacionalidade - Brasil, maio de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, maio de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 5, maio de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |