CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
Em agosto o volume de autorizações para fins laborais e de investimentos apresentou variação positiva na comparação com o mês anterior (21,2%) e com agosto de 2021 (6,4%). A análise da série histórica segue apontando para a estabilidade nesse tipo de registro administrativo (Gráfico 1).
O resultado positivo no mês foi determinado, fundamentalmente, pelas autorizações concedidas para fins laborais na Região Sudeste (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores qualificados, os chineses foram os que mais receberam autorizações (Gráfico 3)
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, por mês, segundo Grandes Regiões - Brasil, julho e agosto de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, agosto de 2022.
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, segundo principais países de nascimento - Brasil, agostode 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, agosto de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
A geração de postos de trabalho para imigrantes, no mês de julho, sofreu ligeira oscilação negativa, muito embora tenha movimentado um volume maior de trabalhadores e criado vagas (Gráfico 4).
A maior quantidade de postos de trabalho foi gerada para os alimentadores de linha de produção (Gráfico 5).
Algo que já se tornou estrutural está relacionado ao fato dos estados da Região Sul serem os que mais movimentam trabalhadores imigrantes e geram vagas no mercado formal (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Postos de trabalhos criados para trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, segundo principais ocupações - Brasil, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, julho de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados, segundo Grandes Regiões, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, julho de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
Os movimentos de pessoas pelas fronteiras brasileiras ainda sofrem com os reflexos da pandemia de COVID-19. No mês de agosto o volume oscilou ligeiramente para baixo, como pode ser observado no Gráfico 6.
Em agosto o balanço entre entradas e saídas de pessoas pelos postos de fronteiras permaneceu negativo, resultado puxado por brasileiros e turistas (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo tipologias - Brasil, agosto de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), agosto de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
O mês de agosto foi o que registrou o maior número de solicitação de residência de toda a série histórica, inaugurada em janeiro de 2019, conforme pode ser observado no Gráfico 8.
Apesar da quarta posição no ranking de amparos mais acionados, conforme pode ser visto no Gráfico 9, ficando atrás apenas da concessão de residência para venezuelanos (273), Acordo do Mercosul (209) e reunião familiar (286), a norma que regulamenta a autorização para residência voltado ao ensino (280), mais que dobrou no comparativo com o mês anterior e quase triplicou em relação a agosto de 2019.
O Mapa 2 mostra que os venezuelanos seguem como a principal nacionalidade na obtenção de residência, seguidos à distância pelo bolivianos.
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Número total de registros, por mês de registro, segundo amparo, Brasil, agosto de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), agosto de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, agosto de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), agosto de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
O número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado foi ligeiramente inferior ao observado no mês de julho, da mesma forma em relação a agosto de 2021 (Gráfico 10).
Não obstante os venezuelanos persistirem como a principal nacionalidade a registrar solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, no mês de agosto os pedidos de cubanos superaram os de angolanos (Mapa 3 e Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês, segundo principais países - Brasil, julho e agosto de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, agosto de 2022.
MAPA 3
Número de registros de solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países de nacionalidade, agosto de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado (STI-MAR), agosto de 2022.
MRE
MRE - Ministério das Relações Exteriores
O volume de vistos emitidos em julho permaneceu estável na comparação com o mês anterior. Chama atenção que Angola deixou a primeira posição como principal país de emissão dos vistos, sendo superada por Estados Unidos e Índia (Gráfico 12).
Em julho o principal tipo de visto foi o de visita, como costuma ser, no entanto, aqueles emitidos para fins de estudos superaram os de trabalho (Gráfico 13).
No Mapa 4 é possível observar que indianos, estadunidenses e chineses são as principais nacionalidades e obterem vistos de entrada no país.
GRÁFICO 12
Número de vistos concedidos segundo principais países de localização do posto consular - Brasil, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, julho de 2022.
GRÁFICO 13
Número de vistos concedidos, segundo tipologias - Brasil, julho de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, julho de 2022.
MAPA 4
Número de vistos concedidos segundo principais nacionalidades - Brasil, julho de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, julho de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 8, agosto de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |