CGIL
CGIL
O volume de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos registrou ligeira variação positiva em relação ao mês anterior (2,3%), bem como no período anual (5,3%), ratificando a estabilidade da série histórica (Gráfico 1).
Os profissionais de nível técnico e os das ciências e das artes foram os que mais se beneficiaram no mês de fevereiro com as autorizações de trabalho (Gráfico 2).
Entre os trabalhadores qualificados, não foram observadas grandes variações nas comparações mensais (3,0%) e anual (1,3%). O destaque seguiu sendo a RN02 (trabalhadores com vínculo empregatício no Brasil. A RN30 disciplina a renovação de prazo ou extensão para prazo indeterminado, em suma, são renovações e não novos trabalhadores (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimento, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022.
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, segundo grupos ocupacionais - Brasil, fevereiro de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, fevereiro de 2022
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, segundo tipo de autorização, Brasil, fevereiro de 2022.
Fonte: Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, fevereiro de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
Em janeiro o número de postos de trabalho para imigrantes no mercado formal oscilou positivamente, voltando ao patamar observado em novembro de 2021. A retomada do aquecimento do mercado de trabalho desse segmento, iniciada em setembro e interrompida em dezembro, precisa ser confirmada com os resultados dos próximos meses (Gráfico 4).
Em relação às nacionalidades dois aspectos chamaram atenção, o número de vagas criadas para os venezuelanos e o desempenho das mulheres haitianas, superior ao dos homens de mesma nacionalidade (Gráfico 5).
A Região Sul seguiu como o espaço que não só mais movimentou trabalhadores imigrantes, como o que mais gerou postos de trabalho (Mapa 1).
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2021.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, por sexo, segundo principais países - Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, janeiro de 2022.
MAPA 1
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, segundo Grandes Regiões – Brasil, janeiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, janeiro de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
No mês de fevereiro foi interrompida a série crescente de movimentação de pessoas pelos postos de fronteiras, comportamento observado desde abril de 2021 (Gráfico 6).
O balanço negativo verificado no mês foi determinado, fundamentalmente, pelo maior volume de saídas de brasileiros, característica que vem se tornando estrutural ao longo da série histórica inaugurada em 2018 e que sugere a intensificação da emigração de brasileiros (Gráfico 7).
No que tange às demais nacionalidades, argentinos, paraguaios e chilenos contribuíram com aproximadamente 30,0% do balanço negativo.
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Balanço das movimentações de pessoas pelos postos de fronteira, segundo tipologia - Brasil, fevereiro de 2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), fevereiro/2022
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
O volume de registros de residência foi negativo pelo segundo mês consecutivo, apesar de se encontrar em patamar superior ao observado em fevereiro de 2021 (Gráfico 8). Esse indicador deve ser acompanhado nos próximos para se determinar ou não a mudança de tendência.
Mais uma vez, a redução ocorreu em decorrência do menor volume de registros de venezuelanos (Mapa 2), bem como entre as crianças (Gráfico 9).
A diminuição de pedidos de residência registrados em Boa Vista e Pacaraima sugere queda na entrada de venezuelanos pelas fronteiras norte.
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022.
GRÁFICO 9
Número de registros de migrantes, por mês de registro, segundo grupos de idade - Brasil, fevereiro/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), fevereiro de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, fevereiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), fevereiro de 2022.
STI-MAR
STI-MAR (Sistema de Tráfego Internacional – Módulo de Alerta e Restrições
No mês de fevereiro foi observada interrupção na tendência positiva da evolução das solicitações de reconhecimento da condição de refugiado (Gráfico 10). A queda foi determinada, fundamentalmente, pela diminuição no volume de pedidos de venezuelanos (Mapa 3).
Duas características nos pedidos registrados no mês de fevereiro devem ser destacadas: i) a maior participação de menores de 15 anos entre os solicitantes; e ii) a retomada de Pacaraima como principal porta de entrada dos solicitantes (Gráfico 11).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados do Sistema de Trafégo Internacional - Módulo Alerta e Restrições, 2022.
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais municípios - Brasil, fevereiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, fevereiro de 2022
MAPA 3
Número de solicitações de refúgio, segundo principais países de nacionalidade, fevereiro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de refúgio, fevereiro de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 2, fevereiro de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |