CGIL
CGIL (Coordenação Geral de Imigração Laboral)
Pelo segundo mês consecutivo, o número de autorizações para fins laborais e de investimentos experimentou queda, oscilando negativamente em relação ao mês de novembro em torno de -2,9% (Gráfico 1).
Num quadro de redução no volume de autorizações, chineses e italianos se destacaram positivamente na comparação com novembro (Gráfico 2).
Em dezembro aumentou o número de autorizações para imigrantes qualificados portadores do curso de mestrado (Gráfico 3).
GRÁFICO 1
Número de autorizações de trabalho para fins laborais e de investimentos, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração - CGIL, 2022
GRÁFICO 2
Número de autorizações concedidas, segundo principais países - Brasil, novembro e dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, novembro e dezembro de 2022
GRÁFICO 3
Número de autorizações concedidas para trabalhadores qualificados, por mês, segundo escolaridade - Brasil, outubro e novembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Coordenação Geral de Imigração Laboral/ Ministério da Justiça e Segurança Pública, novembro e dezembro de 2022.
CTPS/RAIS/NOVO CAGED
Base harmonizada CTPS/RAIS/Novo CAGED
No mês de novembro foi interrompida uma sequência de diminuição na geração de vagas de trabalho para imigrantes (Gráfico 4). Fenômeno que ocorreu mais em função da redução no ritmo de demissões observadas no mês.
Venezuelanos e venezuelanas foram os que mais se beneficiaram com a criação de postos de trabalho no mês de novembro (Gráfico 5).
A Região Sul permanece como a que mais registra saldo positivo no mercado de trabalho formal para imigrantes (Mapa 1).
.
GRÁFICO 4
Postos de trabalhos criados para imigrantes no mercado de trabalho formal, por mês - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED e do eSocial, 2022.
GRÁFICO 5
Movimentação de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho formal, por sexo, segundo principais países - Brasil, novembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, novembro de 2022.
MAPA 1
Número de postos de trabalho criados para imigrantes, segundo Grandes Regiões, novembro de 2022.
.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério da Economia, base harmonizada RAIS-CTPS-CAGED, novembro de 2022.
STI
STI (Sistema de Tráfego Internacional)
A recuperação na movimentação de pessoas pelos postos de fronteiras tem sido lenta e gradual, seguindo assim no mês de dezembro, se aproximando do ponto mínimo observado antes da pandemia de COVID-19, no mês de maio de 2019 (Gráfico 6).
Pelo segundo mês consecutivo o balanço entre entradas e saídas foi positivo, mas agora como reflexo da maior movimentação de turistas (Gráfico 7).
GRÁFICO 6
Movimentos pelos postos de fronteira, por mês de registro, Brasil 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, STI, 2022.
GRÁFICO 7
Balanço de movimentação de pessoas pelos pontos de fronteira, segundo tipologias - Brasil, novembro e dezembro de 2022.
.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Tráfego Internacional (STI), dezembro de 2022.
SISMIGRA
SisMigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)
Desde setembro o volume de registros de solicitações de residência vem apresentando tendência de queda, sendo que em dezembro a redução foi de -33,2% em relação ao mês anterior (Gráfico 8).
Entre as dez principais nacionalidades, apenas os peruanos não registraram variação negativa no mês (Gráfico 9).
Mesmo em um cenário de redução no número de registros de solicitações de residência, os venezuelanos seguem como a principal nacionalidade (Mapa 2).
GRÁFICO 8
Número de registros de imigrantes, por mês de registro - Brasil, 2019/2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, SisMigra 2022
GRÁFICO 9
Variação relativa no número de registros de imigrantes, segundo principais países - Brasil, novembro e dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), dezembro de 2022.
MAPA 2
Número de registros de imigrantes, segundo principais países de nascimento, dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Sistema Nacional de Registro Migratório (SisMigra), dezembro de 2022.
Solicitantes
Solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado
Desde setembro do corrente ano, o número de registro de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado tem oscilado ao redor de 4 mil pedidos (Gráfico 10).
Embora Pacaraima/RR siga como a principal cidade a receber as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado (Gráfico 11), Boa Vista registrou variação positiva de 22,5% em relação ao mês de novembro.
Venezuelanos foram a principal nacionalidade a solicitar o reconhecimento da condição de refugiado, seguidos por cubanos e angolanos (Mapa 2).
GRÁFICO 10
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, por mês de registro - Brasil, 2019-2022
Fonte: Elaborado pelo OBMigra a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, e do Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados (SISCONARE), 2022
GRÁFICO 11
Número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais municípios - Brasil, dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, dezembro de 2022.
.
MAPA 3
Número de solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, segundo principais países, dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados da Polícia Federal, Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, dezembro de 2022.
MRE
MRE - Ministério das Relações Exteriores
A série histórica de emissão de vistos está disponível desde janeiro de 2021. Nesse período, a tendência de crescimento nos registros é clara, com ligeiras interrupções, sobretudo nos meses de fevereiro e dezembro de 2022 (Gráfico 12).
Angolanos, indianos e chineses permaneceram como as nacionalidades que mais obtiveram vistos de entrada no país (Mapa 4).
A redução na emissão de vistos em relação a novembro foi da ordem de -18,5%, determinada sobretudo pela redução nos vistos de visita e trabalho (Gráfico 13).
.
GRÁFICO 12
Número de vistos emitidos pelos postos consulares - Brasil, 2021-2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, 2022.
GRÁFICO 13
Número de vistos concedidos, segundo tipologias - Brasil, novembro e dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores,dezembro de 2022.
MAPA 4
Número de vistos concedidos segundo principais nacionalidades - Brasil, dezembro de 2022.
Fonte: Elaborado pelo OBMigra, a partir dos dados do Ministério das Relações Exteriores, dezembro de 2022.
COMO CITAR
É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Como citar esse texto:
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; GUIMARÃES, B. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 3, Número 12, dezembro de 2022/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2022. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais |