Página inicial > O Observatório > Notícias > Lançamento da Cátedra Sergio Vieira de Mello na Universidade de Brasília
Início do conteúdo da página

Lançamento da Cátedra Sergio Vieira de Mello na Universidade de Brasília

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 15h05 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 22h42

No dia 21 de novembro de 2017 a Universidade de Brasília firmou um acordo de cooperação com a ONU e institui a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Desde 2003, a agência das Nações Unidas implementa a cátedra em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Esta iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) com as universidades brasileiras objetiva promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada para a população em situação de refúgio. A UnB é a 18ª universidade a aderir à iniciativa.

 O plano de trabalho que foi apresentado pela Coordenadora da CSVM na UnB, a Profª Drª Lucia Barbosa ao ACNUR, prevê a inclusão do tema do refúgio em disciplinas como “Práticas Jurídicas em Direitos Humanos” e “Saúde Mental em Saúde Coletiva” e no programa de pós-graduação em linguística aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução.

O Evento contou com a Participação do Vice-Reitor Dr. Enrique Huelva Unternbäumen (Representante da UnB), Isabel Marquez (Representante do ACNUR no Brasil), Profa. Dra. Lucia Barbosa (Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UnB), Profa. Dra. Rozana Reigota Naves, (Diretora do Instituto de Letras), Luiz Alberto Matos dos Santos (Representante Conselho Nacional de Imigração), Profa. Dra. Sabine Gorovitz (Diretora da Assessoria de Relações Internacionais da UnB). O evento também contou com a palestra do Profº. Dr. Michael Keith da Universidade de Oxford (Director do COMPAS (Centre on Migration, Policy and Society) e coordenador do projeto Urban Transformations e co-diretor do programa University of Oxford Future of Cities, com participação da pesquisadora e pós doutoranda Andreza Aruska de Souza Santos (Universidade de Oxford). A mesa foi moderada pelo Dr. Leonardo Cavalcanti (Professor da UnB/ICS/ELA e Coord. Científico do OBMigra).  

Fim do conteúdo da página