Início do conteúdo da página

Quem Somos

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 15h57 | Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 17h31
Pesquisadores e Pesquisadoras do OBMigra

Dr. Leonardo Cavalcanti

Coordenador Científico do Observatório das Migrações Internacionais, Professor da universidade de Brasília, lotado no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre a Américas (CEPPAC-UnB), Pesquisador Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ (PQ2). Doutor pela Universidad de Salamanca (co-tutelaUnivesidade de São Paulo), foi Professor AyudanteDoctor (tenure-track), durante o período 2008-2013, no Departamento de Sociologia da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) e realizou estudos de pós-doutorado na Universityof Oxford (2009) e Columbia University (2011). Áreas de atuação: estudos comparados sobre as migrações latino-americanas, com ênfase na perspectiva transnacional das migrações, mercado de trabalho, globalização e multiculturalidade.

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.       Tel: (61) 3107-6024   Tel e Fax: (61) 3107-6039

 


 

Dr. Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira

Coordenador de Estatística do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - IFCH/UNICAMP. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Área de atuação: migrações internacionais, migração interna e tendência populacional.

cnpq

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.        Tel: 00 34 674 557 249

 


Me. Sarah Fernanda Lemos Silva

Coordenadora Executiva do Observatório das Migrações Internacionais. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Secretária do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA) da Universidade Estadual da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Monitora bolsista de Direito Internacional Público. Intercâmbio na Universidade de Coimbra - Portugal (2016 - 2017). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos Migratórios, Direitos Humanos, Relações Internacionais, Direito Internacional.

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Me. Marília Fernandes Rodrigues de Macêdo

Pesquisadora na categoria Apoio Técnico à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Observatório das Migrações Internacionais. Doutoranda e Mestra em Ciências Sociais, com habilitação em Estudos Comparados Sobre as Américas, pelo Departamento de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Relações Internacionais pela Fundação Santo André (FSA), São Paulo. 

cnpq

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Dra. Tania Tonhati

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia, da Universidade de Brasília - UnB. Doutora pela Universidade de Londres (Goldsmiths), no Departamento de Sociologia, onde realizou pesquisa sobre migrações internacionais, política e gestão migratória, mulheres brasileiras e o campo social transnacional desenvolvido pelos migrantes brasileiros entre o Reino Unido e o Brasil, com olhar específico para família transnacional. Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra-UnB).

cnpq

 

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Me. Ailton José Lima Martins Furtado

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Analista de sistemas na Coordenação de População e Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mestre em Engenharia da Computação (Geomática) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Cência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Tecnologia de processamento de dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.  

cnpq

 


Dr. Felipe Sousa Quintino

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília e Mestre em Matemática pela mesma instituição.

cnpq

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Me. Luiz Fernando Lima Costa

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas(2012) e Mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Tecnologista em inform. estatíst. e geog. do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

cnpq

 


Me. Paulo César Dick

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  na área de População e Indicadores Sociais. Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

cnpq

 


Me. Nilo Cesar Coelho da Silva

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Engenharia Cartográfica pelo IME, (1998). Especialização em Observação e Analise de Mares IOUSP (1999).

cnpq

 


Me. José Eduardo de Oliveira Trindade

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2008) e Mestrado em Metrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: innovative capacity measurement, small and medium enterprises, fuzzy topsis, multiple criteria decision-making e linear regression analysis. Desde 2016 atua como estatístico no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Coordenação de Indicadores Sociais.

cnpq

 


Me. Lorena del Pilar Pereda Cordova 

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG-ECsA) da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciada em Sociologia pela Pontifícia Católica del Perú (PUCP).

cnpq

 

E-mail: lEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 


Dr. André Geraldo de Moraes Simões

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mestre em Planejamento Urbano e Regional e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve trabalhos sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Foi professor colaborador da ENCE-IBGE e pesquisador visitante do Global Development Institute da Universidade de Manchester.

cnpq

 


Dr. João Hallak Neto

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Doutor em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua principalmente na área de indicadores sociais - economia do trabalho e distribuição de renda - e no Sistema de Contas Nacionais. especificamente em temas relacionados à ótica da renda - distribuição funcional e economia informal, Membro do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ). Foi Professor colaborador da PUC-Rio e da ENCE-IBGE

cnpq

 


Dr. Gustavo Junger da Silva

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGEO-UERJ/2020). Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2005), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes(UCAM) (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014) . É técnico da Coordenação de População e Indicadores Sociais (Copis) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde faz parte do Grupo de Trabalho sobre Habitação e Exclusão Habitacional.

cnpq

 


Dra. Patrícia Trindade Maranhão Costa

Pesquisadora Colaboradora Plena do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora Sênior do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Professora voluntária do Instituto de Ciência Política da UnB desde 2019. Pesquisa de pós-doutorado em Antropologia (2013) realizada na Université Laval, Canadá, como parte da rede internacional de investigadores reunida no projeto "Escravidão, Memória e Cidadania". Doutorado e Mestrado em Antropologia na Universidade de Brasília. Graduação em Ciências Sociais na Universidade de Brasília. 

cnpq

 

 


Dra. Cláudia Lima Ayer de Noronha

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Programa Internacional (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e no Departamento de Sociologia da UFMG. Desenvolve pesquisas na área de mercado de trabalho, desigualdade social, estratificação e mobilidade ocupacional e imigração internacional. Foi pesquisadora visitante do Departamento de Economia da George George Washington (Washington DC/ EUA) com bolsa da CAPES.

cnpq

 


Dr. Nitish Monebhurrun

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em direito internacional pela Escola de Direito de Sorbonne, Paris (Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne) e Professor do Centro Universitário de Brasília. Mestrados realizados em Direito Internacional Econômico e em Direito Internacional respectivamente na Escola de Direito de Sorbonne, Paris e na Universidade Jean-Moulin Lyon III, Lyon, França. Graduação em Direito pela Universidade Lumières Lyon II, Lyon, França. 

cnpq

 


Dra. Inez Lopes Matos Carneiro de Farias

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Direito (PPGD/FD). Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, do Comércio Internacional e Direitos Humanos - GDIP (CNPq).

cnpq

 

 

 


Dra. Carolina Gonçalves Gonzalez

Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília com período de Doutorado Sanduíche (CAPES)no Departamento de Educação da Universidade da Coruña, Espanha. Graduada em Ciências Sociais e Letras,especialista em Políticas Políticas Públicas para infância, juventude e diversidade, possui pesquisas e publicaçõesna área de Análise de Discurso Crítica estabelecendo interface entre estudos multidisciplinares em Linguística,Educação, Sociologia e Políticas Públicas. Agenda de pesquisa dedicada à análise da conjuntura das políticaspúblicas e ações práticas de formação de docentes baseadas na Educação em Direitos Humanos no contexto daEducação Básica. Possui experiência docente, tanto em cursos presenciais quanto a distância, na EducaçãoBásica e no Ensino Superior, em palestras e consultoria. Atualmente é professora na Universidade Católica deBrasília/Católica-EAD, colaboradora no Centro de Estudos Multidisciplinares Avançados da UnB, pesquisadora noObservatório de Migrações Internacionais (OBMigra/UnB) e consultora na ONU mulheres. Membro do Núcleo deEstudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB), da Associação Internacional de Estudos sobre Discurso eSociedade (EdiSo), da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso (Aled), membro do ConselhoEditorial da Revista Aprendizagem em Ead e Editora de resenhas/parecerista técnica da publicação Cadernos deLinguagem e Sociedade.

cnpq

 

 


Sarah Lindalva de França Heleno Pereira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB).Desenvolve pesquisa na linha de Linguagem e Ensino. Possui graduação em Letras - Português do Brasil ComoSegunda Língua pela Universidade de Brasília (IL/UnB). É membro do Grupo Línguas e Escolas: constatações erevoluções (Glingues/UnB), do Grupo Mobilidades, contatos de línguas, políticas e direitos linguísticos(MOBILANG/UnB) e atua como revisora e tradutora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT), na Divisão de Editoração Científica.

cnpq

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página