Início do conteúdo da página

Quem Somos

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 15h57 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 06h22
Pesquisadores e Pesquisadoras do OBMigra

Dr. Leonardo Cavalcanti

Coordenador Científico do Observatório das Migrações Internacionais, Professor da universidade de Brasília, lotado no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre a Américas (CEPPAC-UnB), Pesquisador Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ (PQ2). Doutor pela Universidad de Salamanca (co-tutelaUnivesidade de São Paulo), foi Professor AyudanteDoctor (tenure-track), durante o período 2008-2013, no Departamento de Sociologia da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) e realizou estudos de pós-doutorado na Universityof Oxford (2009) e Columbia University (2011). Áreas de atuação: estudos comparados sobre as migrações latino-americanas, com ênfase na perspectiva transnacional das migrações, mercado de trabalho, globalização e multiculturalidade.

cnpq

  

 

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    Tel: (61) 3107-6024   Tel e Fax: (61) 3107-6039


Dr. Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira

Coordenador de Estatística do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - IFCH/UNICAMP. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Área de atuação: migrações internacionais, migração interna e tendência populacional.

cnpq

 

 

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: 00 34 674 557 249


Me. Bianca Guimarães Silva

Coordenadora Executiva do Observatório das Migrações Internacionais. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UnB). Especialista em Direito Internacional pela Escola Brasileira de Direito. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com intercâmbio acadêmico na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Áreas de atuação: legislação migratória brasileira; migrações internacionais, refúgio e apatridia nas Cortes regionais de Direitos Humanos. 

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Me. Marília Fernandes Rodrigues de Macêdo

Pesquisadora na categoria Apoio Técnico à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Observatório das Migrações Internacionais. Doutoranda e Mestra em Ciências Sociais, com habilitação em Estudos Comparados Sobre as Américas, pelo Departamento de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Relações Internacionais pela Fundação Santo André (FSA), São Paulo. 

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Dra. Tania Tonhati

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia, da Universidade de Brasília - UnB. Doutora pela Universidade de Londres (Goldsmiths), no Departamento de Sociologia, onde realizou pesquisa sobre migrações internacionais, política e gestão migratória, mulheres brasileiras e o campo social transnacional desenvolvido pelos migrantes brasileiros entre o Reino Unido e o Brasil, com olhar específico para família transnacional. Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra-UnB).

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Me. Ailton José Lima Martins Furtado

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Analista de sistemas na Coordenação de População e Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mestre em Engenharia da Computação (Geomática) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Cência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Tecnologia de processamento de dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.  

cnpq

 

 


Dr. Felipe Sousa Quintino

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília e Mestre em Matemática pela mesma instituição.

cnpq

 

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  


Me. Luiz Fernando Lima Costa

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas(2012) e Mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Tecnologista em inform. estatíst. e geog. do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

cnpq

 

 


Me. Paulo César Dick

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na área de População e Indicadores Sociais. Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

cnpq

 

 


Me. Nilo Cesar Coelho da Silva

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Engenharia Cartográfica pelo IME, (1998). Especialização em Observação e Analise de Mares IOUSP (1999).

cnpq

 

 


Me. Lorena del Pilar Pereda Cordova 

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG-ECsA) da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciada em Sociologia pela Pontifícia Católica del Perú (PUCP).

cnpq

 

 

E-mail: lEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Dr. André Geraldo de Moraes Simões 

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mestre em Planejamento Urbano e Regional e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve trabalhos sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Foi professor colaborador da ENCE-IBGE e pesquisador visitante do Global Development Institute da Universidade de Manchester.

cnpq

 

 

  


Dr. João Hallak Neto

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Doutor em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua principalmente na área de indicadores sociais - economia do trabalho e distribuição de renda - e no Sistema de Contas Nacionais. especificamente em temas relacionados à ótica da renda - distribuição funcional e economia informal, Membro do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ). Foi Professor colaborador da PUC-Rio e da ENCE-IBGE

cnpq

 

 


Dr. Gustavo Junger da Silva

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGEO-UERJ/2020). Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2005), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes(UCAM) (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014) . É técnico da Coordenação de População e Indicadores Sociais (Copis) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde faz parte do Grupo de Trabalho sobre Habitação e Exclusão Habitacional.

cnpq

 

 


Dr. Wagner Faria de Oliveira

Doutor em Economia pela FGV EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças / Fundação Getulio Vargas). Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com período de mobilidade internacional na Université de Lorraine em Metz, França. Foi pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) entre 2014 e 2020. Possui formação complementar em métodos de avaliação de impacto e análise quase-experimental na Fundação Itaú Social e na Northwestern University, e em aplicações de Machine Learning em Econometria pela PUC-Rio.

cnpq

 

 

 


Dra. Ana Cristina Collares

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutora em sociologia pela University of Wisconsin-Madison (2010). Foi pós doutora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG (CEDEPLAR). Atualmente é professora da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Sociologia - SOL. 

cnpq

 

 

 


Dra. Cláudia Lima Ayer de Noronha

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Programa Internacional (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e no Departamento de Sociologia da UFMG. Desenvolve pesquisas na área de mercado de trabalho, desigualdade social, estratificação e mobilidade ocupacional e imigração internacional. Foi pesquisadora visitante do Departamento de Economia da George George Washington (Washington DC/ EUA) com bolsa da CAPES.

cnpq

 

 

 


Dr. Luís Gustavo do Amaral Vinha

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Professor do Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, doutor em Psicologia Social pela UnB e tem graduação e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Tem como principais linhas de pesquisa a avaliação educacional em larga escala e avaliação de programas sociais.

cnpq

 

 

 


Dr. Nitish Monebhurrun

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Doutor em direito internacional pela Escola de Direito de Sorbonne, Paris (Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne) e Professor do Centro Universitário de Brasília. Mestrados realizados em Direito Internacional Econômico e em Direito Internacional respectivamente na Escola de Direito de Sorbonne, Paris e na Universidade Jean-Moulin Lyon III, Lyon, França. Graduação em Direito pela Universidade Lumières Lyon II, Lyon, França. 

cnpq

 

 

 


Dr. Gustavo da Fronta Simões

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima (UFRR) com lotação provisória na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Coordenador do Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV) da ECEME na área de Migrações e Deslocamentos Populacionais. Coordenador do Projeto de Cooperação entre a UFRR e a ECEME. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. 

cnpq

 

 

 


Dr. Camilo Pereira Carneiro Filho

Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais. Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), conteudista do Curso EAD em Gestão de Fronteiras (OBMigra/MJSP). Membro do LABOTER (Laboratório de Estudos e Pesquisa das Dinâmicas Territoriais - IESA/UFG), do LAFRONT (Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão Fronteiras, Estado e Relações Sociais - UNIOESTE), do LABETER (Laboratório Estado e Território - gestão, regiões e fronteiras - UFRGS) e do POTEDES (Grupo Políticas Territoriais e Desenvolvimento - UNIFAP), pesquisador colaborador do projeto Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre Ajuda Humanitária e Segurança Integrada (ECEME). Pós-doutorado realizado no PPG em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2013-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutorado sanduíche pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2011/2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Possui graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Bacharelato em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). 

cnpq

 

 

 


Dra. Inez Lopes Matos Carneiro de Farias

Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais. Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Direito (PPGD/FD). Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, do Comércio Internacional e Direitos Humanos - GDIP (CNPq). 

cnpq

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página